Servidores VPS

Saiba o que é um servidor VPS.

Se você trabalha com internet com alguma frequência, já ouviu falar em serviços de host VPS, mas o que eles querem dizer exatamente? Bom, para começo de tudo, a sigla VPS quer dizer, em inglês, “Virtual Private Server” – ou servidor privado virtual, numa tradução literal.

Os serviços de VPS são hosts em ambiente compartilhado, assim como os shared hosts comuns, mas concedem acesso com perfil de administrador (root) a seus contratantes.

Muitos programadores e desenvolvedores utilizam servidores VPS e a razão por detrás disso é muito simples: como eles realizam frequentes alterações em seus códigos e também em configurações do próprio host, precisam de acesso privilegiado, o que é possível com o perfil de administrador.

De um modo geral, o VPS é a solução indicada para aqueles que desejam mais controle sobre o ambiente que utilizam, mas muitas vezes esse serviço também é usado como uma “ponte” entre o host compartilhado e servidores dedicados.

Quais as vantagens do VPS?

O perfil VPS possui algumas vantagens, tanto em relação a contas compartilhadas comuns como também em relação a servidores dedicados, dependendo do tipo e dimensões das aplicações que você pretende desenvolver.

Custo

O VPS possui um custo menor do que servidores dedicados, mas concede semelhante controle em relação à operação “server side”.

Planos customizados

Muitos serviços de VPS apresentam planos customizados, que compreendem não apenas o volume de dados armazenado ou o tráfego, mas também os recursos presentes e instalados no servidor.

Flexibilidade

Muitos VPS são facilmente “escaláveis”, ou seja, à medida que suas aplicações demandarem mais espaço e tráfego, você pode subir gradualmente os volumes contratados.

Controle

O controle com o perfil administrador permite que você rode uma série de scripts que não são possíveis nos hosts compartilhados, trabalhando inclusive com linguagens e frameworks de programação distintos, além de outros perfis de bancos de dados que não o MySQL.

Suporte

Em termos de suporte, o serviço concede o mesmo atendimento dos serviços de host compartilhado.

Além disso tudo, a performance e garantia de recursos de hardware e desempenho tende a ser muito melhor nos serviços de VPS, quando comparados a soluções tradicionais de host compartilhado.

Quando migrar para um serviço de VPS?

Além de buscar o melhor custo-benefício para seu plano de revenda, futuros proprietários de negócios do gênero precisam ter acesso ao principal ativo necessário – os clientes – além de seguir algumas dicas simples:

  • Seu website precisa de recursos que vão além dos oferecidos pelo serviço de hospedagem comum, como rodar scripts mais avançados ou trabalhar com APIs diversas.

  • Seu site está lento para gerenciar o volume de tráfego que você atingiu e o problema não pode ser resolvido simplesmente por meio do código ou da estrutura de programação.

  • Você precisa de alguns serviços e programas que apenas rodam em um ambiente VPS ou dedicado.

  • Você armazena dados que exigem maior segurança e privacidade e não podem correr os riscos de exposição existentes em hospedagens compartilhadas.

  • Seu negócio está crescendo e com ele o número de acessos e dados em seu website ou aplicação. O VPS pode ser uma forma fácil e rápida de migração para um servidor que pode acompanhar esse crescimento.

Crie seu Cloud Server.

Crie seu Cloud em 60 segundos.

Conheça nossos planos de Cloud

Contrate um Dedicado.

Os servidores de alta performance da Maxihost.

Veja os servidores disponíveis