Servidor Dedicado: O que é e quem precisa de um?

Mesmo quando contratamos serviços simples de web hosting, os chamados servidores compartilhados ou “shared hosting”, sempre vemos nos menus superiores dessas companhias o item “servidores dedicados”.

Bom, o próprio nome já diz tudo: o servidor dedicado é aquele que somente direcionará recursos para o contratante. Servidores dedicados, em geral, são conhecidos no mercado como serviços de maior valor, que oferecem um espaço de armazenamento bem maior – mas essa não é sua principal característica.

Clientes em busca de servidores dedicados possuem sim mais necessidades de armazenamento de dados, mas sua principal exigência é em relação ao desempenho e confiabilidade do serviço.

A máquina é mantida pelo provedor de serviços de web hosting ou cloud hosting, mas você é o único cliente a ter acesso a ela e a utilizar seus recursos de forma integral.

Por que usar um servidor dedicado?

Os servidores dedicados são uma boa indicação se você necessita de mais espaço e possui aplicações mais pesadas, mas existem alguns outros perfis e características que tornam esse tipo de serviço o mais indicado.

Segurança

Esta é uma das principais vantagens desse tipo de serviço, principalmente em relação à contratação de serviços de hospedagem compartilhada.

Como a máquina não é dividida com outros clientes, a probabilidade de que terceiros tenham acesso a seus dados é muito mais remota. A maior disponibilidade de espaço e recursos também permite a instalação e configuração de mecanismos de defesa mais eficientes e complexos, construídos de acordo com o perfil das aplicações que você estiver rodando a partir do servidor.

Acesso

Mais uma vez, a qualidade e velocidade de acesso e configuração em servidores dedicados é consideravelmente maior.

Flexibilidade

Para desenvolvedores avançados e aplicações complexas, o servidor dedicado oferece mais possibilidades. Com esse serviço, o cliente pode ter acesso com perfil de administrador aos recursos da máquina, o que permite a ele a configuração e instalação de módulos, frameworks e scripts que não são comuns ou precisariam da interferência dos serviços de web hosting em contratos compartilhados.

É possível até mesmo rodar aplicações em bancos de dados diferentes do tradicional MySQL, como MongoDB e Redis, além do desenvolvimento de aplicações em linguagens e frameworks distintos, como Ruby on Rails, Node.js, Django e outros mais.

Espaço

Como máquinas inteiras são alocadas para um mesmo cliente, a quantidade de espaço e nível de fluxo de dados disponível também passa a ser consideravelmente maior no caso de servidores dedicados. Alguma flexibilidade, inclusive é possível com a adição de novos HDs ao servidor.

  • Preço

    Preço é um fator importante na hora de decidir por um ou outro servidor de hosting dedicado, mas não é o único aspecto a ser analisado. Os recursos e o perfil da máquina a ser contratada são igualmente importantes, principalmente no caso de aplicações ou banco de dados mais complexos e com maior número de usuários.

    O ideal, na maioria dos casos, é consultar sua equipe de TI ou desenvolvimento antes de fechar qualquer negócio. Opções escolhidas apenas em razão dos preços podem gerar problemas futuros, caso a CPU do servidor dedicado não seja suficiente para rodar e trabalhar com as aplicações a serem desenvolvidas.

  • Flexibilidade e Escalabilidade

    O grau de flexibilidade para futuras ampliações e escalabilidade de recursos também é um fator essencial. À medida que sua base de dados e acessos aumenta, você precisa , muitas vezes, aumentar recursos de forma rápida – serviços de hosting dedicado com opções de escalabilidade rápidas e sem necessidade de configurações complexas são sempre melhores.

    O big data e o maior uso de APIs e bancos de dados de grande porte criaram uma maior necessidade de serviços de web hosting dedicado. Do mesmo modo, muitas empresas que mantinham servidores internos em suas sedes passaram a enxergar as vantagens, principalmente em relação aos custos de manutenção, na contratação de servidores dedicados e na nuvem.

Crie seu Cloud Server.

Crie seu Cloud em 60 segundos.

Conheça nossos planos de Cloud

Contrate um Dedicado.

Os servidores de alta performance da Maxihost.

Veja os servidores disponíveis