Registro de Domínio

Confira o passo a passo necessário para registrar o seu domínio.

Domínio – Por que e como registrar o seu?

Para empresários de primeira viagem no mundo da internet, é comum ouvir falar, antes mesmo de construir um website ou optar por soluções de backup, armazenamento ou processamento online, sobre os tais “domínios”.

Na definição técnica, o domínio é um nome que serve para localizar e identificar um grupo de servidores dentro da web. Na prática, é o endereço web que usamos para acessar um site, o “www” alguma coisa.

Antes mesmo de desenvolver seu website ou aplicação online, é preciso escolher e adquirir um domínio que esteja em linha com sua marca ou produto, dentro daqueles que se encontram disponíveis para uso.

Informações importantes para registrar o seu domínio

Como verificar a disponibilidade

A grande maioria dos serviços de web host – aqueles que oferecem o espaço no qual você irá armazenar seu website ou aplicação na web – possuem ferramentas para verificar a disponibilidade de um domínio e, geralmente, também oferecem o registro do domínio facilitado para seus clientes e usuários.

Em endereços no formato “www.endereco.com.br” podemos separar o domínio em três partes. A primeira, a palavra “endereço” é a parte principal do domínio, que geralmente indica o produto ou serviço oferecido, ou o nome da empresa. A segunda parte, o COM, pode variar conforme o uso do site. Embora o COM seja mais comum, é possível achar com facilidade extensões como NET, ORG, GOV e outras. Por último, o “BR” indica um site brasileiro, embora isso não seja obrigatório.

Na prática, isso significa que mesmo que o endereço “COM.BR” com o nome de sua empresa não esteja disponível, por vezes é possível encontra-los com outras extensões.

Quanto custa ter um domínio?

O custo para aquisição de um domínio pode variar enormemente. Caso haja disponibilidade, o custo geralmente gira em torno de R$ 10,00 a R$ 40,00 por ano – um valor relativamente barato. Alguns provedores de web hosting chegam a oferecer o registro do domínio gratuitamente para clientes que contratem seus serviços.

Contudo, quando o domínio que você escolheu ou precisa já está em poder de terceiros, os preços não possuem limites de variação – vale a livre negociação. Existem, inclusive, pessoas e empresas que vivem da comercialização de domínios para grupos empresariais. Sempre consulte a disponibilidade com antecipação, para alinhar suas campanhas e estratégias de marca.

Muitas vezes é possível também adquirir múltiplos domínios, com várias extensões e variações e inclusive prevendo possíveis erros de digitação de usuários (assim eles serão direcionados para seu website, mesmo quando digitarem o endereço de forma errônea). O custo baixo e a facilidade de registro faz com que a prática seja bastante comum entre empresas.

Como registrar

Como comentamos, muitos serviços de web hosting oferecem a possibilidade de registro incluído em seus serviços, de forma fácil e rápida. Mas para aqueles que precisam registrar vários domínios ou ainda não optaram por seu serviço de hosting, é possível realizar a busca a pagamento dos registros utilizando o Registro.br, no caso de endereços para uso na web brasileira, ou também por meio de serviços especializados no exterior.

No caso brasileiro, o site é bastante simples e didático, e exige alguns poucos dados a serem preenchidos. O pagamento pode ser feito por meio de boleto ou mesmo de cartão de crédito. No primeiro caso, a liberação e confirmação do domínio pode levar alguns dias.


Por que registrar?

Mesmo que você só pretenda investir em um website mais para frente, é bom começar desde já a buscar e reservar os domínios que você pretende ou precisará utilizar. Faça um levantamento do que você precisa e efetue os pagamentos e registros por meio do Registro.br. Efetuando o pagamento imediatamente, você somente precisará renovar os domínios adquiridos após um ano.

No caso de domínios internacionais, o registro de domínios diversos pode evitar que outras empresas, no Brasil e no exterior, façam uso indesejável de suas marcas na web.

Na dúvida, tente sempre registrar o maior número de variações possível de domínios, para garantir que sua empresa poderá usufruir o máximo de sua marca na internet.

Crie seu Cloud Server.

Crie seu Cloud em 60 segundos.

Conheça nossos planos de Cloud

Contrate um Dedicado.

Os servidores de alta performance da Maxihost.

Veja os servidores disponíveis