A Melhor Hospedagem de Sites

Veja o que é preciso analisar na hora de saber qual a melhor hospedagem de sites para você.

Como escolher uma hospedagem de sites?

Essa é provavelmente a pergunta que sempre fazemos quando decidimos contratar uma empresa de web hosting para hospedar o site de nossa empresa. Há milhares de rankings e avaliações na internet, embora a grande maioria deles esteja vinculada a indicações premiadas e remuneradas, o que torna essas análises pouco confiáveis.

Mas então, como encontrar a melhor hospedagem de sites? Primeiramente, é impossível dizer que uma ou outra opção é a melhor se você não estabelece exatamente o que precisa e o que pretende usar como fiel da balança em sua escolha.

Há serviços de web hosting excelentes para grandes clientes, com necessidades de muito espaço e grande fluxo de dados. Contudo, esses provedores de host não necessariamente são os melhores para clientes pequenos e blogueiros, por exemplo.

Para encontrar a melhor hospedagem, você precisa determinar o que quer, para depois fazer perguntas e avaliar, dentre diversas opções, qual se encaixa melhor em suas exigências.

  • Custo da Hospedagem

    Muita gente busca apenas uma solução de web hosting barata. De fato, se o seu intuito é apenas jogar um site no ar, sem muitos recursos e com pouca ou nenhuma atualização, buscar o menor preço pode ser uma estratégia boa.

    Entretanto, é preciso saber o que se está contratando, até para determinar se o custo é baixo ou alto. Suponhamos que você vá contratar um serviço de hospedagem que cobra apenas R$ 9,90 por mês. Ótimo – mas esse serviço oferece grandes limitações de espaço e banda, além de não possuir algumas ferramentas instaladas. Sob a óptica técnica, não é bem atualizado e possui versões mais antigas e desatualizadas de sistemas essenciais, como o PHP e o Apache.

    Coloque sempre lado a lado as configurações e níveis de serviço de cada um dos fornecedores de hospedagem que você pesquisou, para depois definir qual realmente é o mais barato, e melhor, com menor custo em comparação aos benefícios.

    Além disso, desconfie de milagres. Há uma média de mercado para cada tipo de serviço online, entre eles a hospedagem de sites. Caso o valor proposto seja muito inferior à média, desconfie, pois pode haver algum truque.

  • Suporte

    Mesmo que você já esteja mais habituado a lidar com serviços de host e hospedagem e saiba se virar com servidores FTP, cPanel, instalação e manipulação de arquivos online e outros, ter um bom suporte é sempre bom, pois problemas acontecem.

    Verifique as condições contratuais de suporte de cada um dos serviços de hospedagem que você estiver pesquisando e, sempre que possível, busque por relatos e referências de terceiros.

    Antes de fechar o negócio teste também os telefones e e-mails de contato, para avaliar o tempo de resposta e qualidade do atendimento oferecido.

Outras informações necessárias

Confira abaixo mais informações necessárias na hora de escolher a melhor hospedagem de sites, é importante pesar cada um dos pontos na hora de escolher onde hospedar o seu site.

Velocidade

Esse é um atributo que não aparece de cara nos sites de empresas de hospedagem. Procure testar a velocidade ou exigir comprovações de tempos de resposta de requisições antes de bater o martelo.

É possível efetuar alguns testes simples, de PING por exemplo, para medir o grau de eficiência de cada provedor de hospedagem em termos de rapidez.

Atualização

Fique atento às versões instaladas dos principais softwares de gerenciamento, sistemas de bancos de dados, linguagens e frameworks e também plataformas de CMS, como WordPress e Joomla. Há empresas de hospedagem que oferecem configuração automática no caso desses sistemas CMS, mas geralmente as versões instaladas podem ser desatualizadas ou até mesmo obsoletas e defeituosas.

Seu webmaster ou o profissional que estiver desenvolvendo sua página pode ajudá-lo a tomar uma decisão final.

Simplicidade

Se é você mesmo quem vai controlar a conta e a plataforma de gerenciamento de seu serviço de hospedagem, busque por serviços que possuam facilidades de uso, plataformas inovadoras e simplificadas e um acesso facilitado ao suporte e a um conteúdo de ajuda e auxílio.

Alguns sistemas podem se mostrar complicados em um segundo momento, por isso faça testes e navegue em todos os recursos antes de bater o martelo na contratação e instalação de seu website em uma ou outra empresa de hospedagem.

Referências

Busque, finalmente, referências de mercado a respeito do serviço que pretende contratar: avaliações mais idôneas, depoimentos de clientes, informações de especialistas e webmasters e, porque não, entre em contato com a empresa e faça as perguntas que desejar.

Um bom atendimento começa antes mesmo de você fechar negócio – por isso caso as dúvidas permaneçam, mesmo após um primeiro contato, a melhor alternativa talvez seja optar por outra empresa ou serviço.

Crie seu Cloud Server.

Crie seu Cloud em 60 segundos.

Conheça nossos planos de Cloud

Contrate um Dedicado.

Os servidores de alta performance da Maxihost.

Veja os servidores disponíveis