Hospedagem de Sites

Descubra dicas que vão facilitar sua vida na hora de hospedar o seu site.

Como hospedar um website

Chegamos a uma época na qual toda e qualquer empresa precisa possuir um website ou uma página na web. Mais do que apenas mais uma forma de divulgação, um site hoje em dia é como se fosse a matriz de uma empresa no meio virtual – empresas que não possuem nenhuma página online caem imediatamente na desconfiança do público, perdendo clientes e até mesmo fornecedores em alguns casos.

Mas como hospedar seu website, uma vez que ele tenha sido desenvolvido por um profissional ou mesmo por funcionários de sua empresa?

O que é preciso?

Antes de mais nada, você precisa do chamado domínio. O domínio é o endereço com o qual o usuário irá acessar ou encontrar seu website na internet – o “www” alguma coisa. Ainda na fase de construção do website, ou mesmo antes disso, é preciso que você verifique a disponibilidade do domínio que melhor funciona ou identifica sua empresa. Como no caso da Maxihost – www.maxihost.com.br.

Em alguns casos, você não encontrará os domínios exatos do nome de seu negócio disponíveis na web. A solução é utilizar um domínio semelhante ou até mesmo tentar um contato com o atual proprietário do domínio, visando a um acordo para aquisição dos direitos sobre o mesmo.

O domínio precisa ser registrado, por meio do Registro.br ou empresas que efetuem esse tipo de serviço, embora muitas empresas de web hosting – aquelas que hospedarão seu site – ofereçam o registro gratuito de domínios para seus clientes.

Falando em hospedagem

Voltando ao assunto, o que afinal é “hospedar” um website? Ora, assim como arquivos em seu computador, os arquivos do seu website precisam estar gravados em algum lugar, para que sejam acessados pelos usuários através do domínio que você escolheu.

Entretanto, o seu computador pessoal não está “aberto” para acesso pelas pessoas por meio da internet. Assim, você precisa recorrer a um serviço de web hosting – essas empresas, assim como a Maxihost, oferecem espaço em servidores e computadores que estão conectados o tempo todo com a web. “Hospedando” os arquivos de seu website neles e direcionando o domínio para o endereço dos mesmos, você conseguirá disponibilizar seu site para qualquer pessoas que acesse o endereço escolhido.

Os arquivos do site ficarão armazenados em um disco nesses servidores, podendo ser alterados e acessados remotamente por você, caso seja preciso atualizar o website ou inserir novos conteúdos.

Preste atenção

Na prática, quando você contrata um serviço de web hosting, está “alugando” um espaço em um desses servidores conectados à internet. As características desse serviço e suas funcionalidades podem mudar, por isso é sempre bom que você tenha o auxílio de um profissional habituado à construção e hospedagem de websites, para não ter problemas.

O tamanho do espaço a ser contratado é um item importante. É preciso que o serviço disponha espaço suficiente para gravação de todos os arquivos de seu website e também alguma folga para futuras atualizações e inclusões de novos conteúdos.

Caso o volume de transferência seja ultrapassado, é possível que seu website não possa ser acessado, a menos que você contrate um volume maior. Alguns provedores, no entanto, não restringem esse volume – mas cuidado! Muitas vezes a taxa de transferência é ilimitada, mas a velocidade de acesso cai drasticamente a partir de determinado volume de dados.

Também é importante lembrar que o espaço de armazenamento em disco do host que você irá contratar também poderá ser usado para armazenar as caixas de entrada dos e-mails de sua empresa. É comum que, mesmo em empresas com websites leves e simples, haja diversos e-mails de colaboradores com caixas lotadas, que ocupam espaço e taxas de transferência em provedores. Saiba também dimensionar esse volume de dados, para não ter de enfrentar imprevistos e quedas em seus correios eletrônicos.

Crie seu Cloud Server.

Crie seu Cloud em 60 segundos.

Conheça nossos planos de Cloud

Contrate um Dedicado.

Os servidores de alta performance da Maxihost.

Veja os servidores disponíveis